Saturday, July 13, 2013

Uma reflexão sobre a moda

Foto: mulheres trabalhadoras 1942, fashion.ekstrax.com

A moda é um reflexo das mudanças sociais, culturais e económicas, é uma consequência dessas mudanças. Às vezes a moda parece adiantar-se, mas acredito que os factores que impulsionam ou levam à mudança já existem, como que sementes imperceptivelmente trazidas pelo vento e lançadas à terra sem que o homem se dê conta.

Note-se a influência das duas Grandes Guerras mundiais: a escassez de materiais implica a procura soluções criativas e inovadoras, os cabelos ficam mais curtos, as saias ficam mais curtas, vulgariza-se o uso das calças porque as mulheres assumem trabalhos antes desempenhados por homens que exigem vestuário confortável e adequado cujo o uso se generaliza no dia-a-dia.

Aliás, é nos Anos 20, por influência da Primeira Guerra Mundial, que surgem vestidos mais simples e leves e as jóias de metais e pedras preciosos dão lugar à bijuteria. Em Paris, Gabrielle “Coco”Chanel e Elsa Schiaparelli criam acessórios de moda para complementar as suas criações e popularizam o termo de bijuterie ou jóia de fantasia. 

Nos Estados Unidos, a crise de 1929 modifica hábitos de consumo e ganha alento a indústria de bijuteria (daí que as melhores marcas de bijuteria, como Coro e Trifari, sejam americanas), pois as mulheres são forçadas a reduzir  os seus gastos, especialmente nas compras de vestuário e acessórios.

E, hoje em dia, o crescente gosto pelo vintage vai muito para além da fuga à massificação e da nostalgia por outros tempos. Usar vintage é eco-chic, é juntar o estilo à sustentabilidade, é reaproveitar ou comprar com consciência, é ter liberdade para fazer experiências com a moda fazendo do velho novo e juntando o antigo com o actual, é fazer do acto de vestir algo divertido e muito pessoal. Moda que é acessível, elegante, individual e boa para o planeta? Sim, deve incluir artigos vintage!
Sandálias americanas com tacão de cunha, cerca de 1941.

Devido à escassez durante os anos da II Guerra Mundial, proliferou este tipo de salto, pois é eliminada a necessidade de uma haste de aço para suportar o arco do calçado.
Colección MET Museum


Macaco utilitário, revivalismo do modelo usado na II Grande Guerra por  Harvey Nichols



No comments:

Post a Comment